segunda-feira, junho 25, 2012

E logo hoje que estava um calor surreal



Carta aberta aos serviços académicos da minha universidade: 

Tenho para mim, que a vossa pompa e circunstância no que toca às teses e dissertações é um bocadinho idiota. Ora atentemos: eu aluna finalista do mestrado integrado de arquitectura passei um semestre à volta da minha tese. Esta tese é, obrigatoriamente de carácter teórico e prático. Logo, a entrega compreende os seguintes elementos: parte teórica (investigação e muito bla bla bla) e parte prática (peças desenhadas e peças escritas). Ora, como não dá jeito nenhum desenhos técnicos encadernados, estes três elementos estavam encadernados separadamente e por fim todos juntos numa caixa (cromolux). Como é obrigatório ter uma capa estandardizada, a minha caixa (onde estavam os elementos todos da minha tese) tinha a famigerada capa em papel autocolante que me custou uma petite fortuna. As peças escritas (prática e teórica) estavam igualmente encadernadas com a mesma capa, com a excepção que não tinham lombada. Logo, a caixa É a minha tese. E não a investigação ou a parte prática separada. Sim? Então para que foi isto: 

Cenário dantesco hoje nos servições académicos: 
11:27 – Tiro a senha 154. Vai nos 55. Com duas pessoas a atenderem (saliento que hoje era o último dia da primeira fase). 
Fast foward 16:e qualquer coisa – sou finalmente atendida (porque cerca de 60 pessoas desapareceram). Pensamento “fucking finally”. Levo as minhas 6 caixas e pouso em cima da mesa. 
A senhora abre a primeira caixa e começa a abanar a cabeça: 
- Não posso aceitar isto. 
- Oi? Porquê? 
- Porque não tem a capa das teses. 
 - Erm… tem sim, olhe aqui na caixa. 
- Mas esta parte aqui dentro não tem. E tem que ter. (Pega na parte teórica) 
- Erm, mas isso não é a minha tese, a minha tese é tudo que está dentro desta caixa, que tem a capa de acordo com o regulado. (É mais ou menos nesta altura que me começam a tremer as mãos). 
- Mas a sua tese tem que ter as capas. 
- Sim. Até aí estamos de acordo. (E agora num tom de voz a revelar alguma impaciência) É por isso que a minha TESE que é tudo que está dentro desta CAIXA está devidamente identificada. 
- Mas não posso aceitar assim a sua tese. 
- (Inside my head muitas mas muitas asneiras que não posso aqui prenunciar) MAS A MINHA TESE TEM A CAPA CERTA. PORQUE A MINHA TESE É TUDO QUE ESTÁ AQUI DENTRO. NÃO É ISTO TUDO QUE VOCÊS ENTREGAM DEPOIS AO JURI? ENTÃO ESTÁ BEM! PORQUE TEM A CAPA. AGORA ISSO É SÓ A PARTE DE INVESTIGAÇÃO. SE SÓ DEREM ISSO AO JURI SOU BEM CAPAZ DE TER QUE REPETIR PARA O ANO! 
- Mas menina ouça, esta parte tem que ter as capas também. 
- Ok, não saio daqui sem um papel onde me explica porque não está correcto. 
(Aqui a senhora começa a ficar um bocadinho alterada, porque agora tem que começar a fazer piscinas de um lado para o outro para me dar o que eu quero. Já para não falar que está tudo de olhos postos nos próximos acontecimentos.) 
Aparece com um papel, sublinhado e tudo, leio o papel: 
- Exactamente o que está aqui escrito: a tese tem que ter a capa certa. Então tenho isto bem. Porque a minha tese está dentro da caixa (já agora, exactamente como o meu orientador especificou) e como a caixa tem as capas posso entregar. 
Nova piscina quando leva uma das caixas aos senhores que estão a tratar dessa parte. Volta: 
- Não lhe aceitam assim a tese. 
- Olhe isto é uma palhaçada, porque a minha tese é TUDO QUE ESTÁ DENTRO DA CAIXA. Então quer dizer que também tenho que encadernar a parte prática? 
- Não. 
- Oi? Então porque? O que vale é que isto é super coerente. Vocês não fazem sentido nenhum. 
 A senhora encolhe os ombros (p***). 
- Opa então que seja, posso entregar isto quando então? 
- Então, hoje é o último dia, agora só pode entregar a 22 de Outubro na segunda fase. 
- Quê? Eu andei-me a matar nestas últimas semanas para acabar isto e agora só em Outubro??? (Pronto, o estado de nervoseira chegou ao expoente máximo, e as lágrimas começam a escorrer.) 
- Olhe pronto, entrega tudo o resto, mas leva esta parte para encadernar novamente e traz cá amanhã. (ARE YOU FUCKING KIDDING ME?!) 
- Obrigado (I guess).

Oh mãe, é só para avisar que gastei mais 51euros em encadernações. E entretanto chorei nos serviços académicos (e à frente de demasiada gente, incluindo um professor que também estava ali a entregar a tese de doutoramento). Não foi bonito.

Sem comentários: